Curso de gestantes do Hospital Santo Antonio de Votorantim abre inscrições para nova turma
 

Tradicional na região, aulas destinadas aos pais de primeira viagem trazem novidades.
Estão abertas as inscrições para mais uma edição do “Curso Preparatório para o Parto” do Hospital Santo Antonio de Votorantim. Criado para instruir pais e mães de primeira viagem, por meio de aulas temáticas, o curso busca orientar sobre cuidados com a saúde da gestante e do bebê, durante a gravidez e após o parto.
Elizabete Nóbrega, enfermeira obstetra da Humanas Assistência de Enfermagem e Obstetrícia, parceira do hospital responsável pelo curso, detalha as atividades. “Serão seis encontros em que os pais terão a oportunidade de aprender com especialistas sobre como cuidar dos recém-nascidos. Nesta edição, teremos, pela primeira vez, uma palestra sobre a importância das vacinas na proteção da mãe e do bebê contra doenças infecciosas, durante a gravidez e no primeiro ano de vida. O encontro será conduzido por uma enfermeira especialista em vacinas. A outra novidade é que, ao concluírem o curso, as mamães receberão um presente do laboratório Aché, apoiadora desta edição, uma linda nécessaire, contendo kit com mordedor, babador e um probiótico eficaz contra cólicas, além de um exemplar do livro ‘Choro do bebê, o que fazer’, de autoria da renomada pediatra Dra. Ana Escobar”, comenta.
Além desses encontros, também estão previstas palestras com nutricionista, pediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e enfermeira obstetra. “Os profissionais convidados conduzirão aulas práticas sobre como cuidar do bebê, as fases da gravidez e do desenvolvimento da criança, amamentação, cuidados com as mamas, curativos no cordão umbilical, orientações para o parto, procedimentos para o banho, troca de fraldas, como agir em situações de emergência, além de massagem shantala (técnica indiana que acalma e diminui as cólicas nos bebês) e outros”, complementa a coordenadora do curso.
Dr. Angelo Bonadio, médico pediatra do Hospital Santo Antonio de Votorantim e um dos palestrantes sobre nutrição da criança e cuidados preventivos, comenta a importância do esclarecimento das dúvidas acerca do tema. “Esta oportunidade é valiosa, pois, uma vez bem informadas, as mães terão mais segurança para cuidar de seus bebês da melhor maneira e agir de forma preventiva, evitando possíveis problemas”.
As mamães poderão participar das aulas com um acompanhante. As vagas são limitadas a 25 alunos. O curso será realizado no período noturno, iniciando em 31 de maio e seguindo pelos dias 8, 14, 22, 26 e 30 de junho. Ao final, as participantes receberão certificado de conclusão.
Mais informações e inscrições na maternidade do Hospital Santo Antonio de Votorantim, pelo telefone: (15) 2101-0001. O hospital está localizado na Avenida Santo Antonio, 150, Barra Funda, em Votorantim (SP).