Simpósio Internacional do BOS reúne especialistas para discutir atualizações e avanços em reabilitaç
 

• Um dos mais importantes eventos sobre córnea, catarata e cirurgia refrativa acontece nos próximos dias 26 a 28 de outubro, no Banco de Olhos de Sorocaba (SP); programação intensa inclui cursos práticos, feira expositora e palestras com consagrados especialistas da área no Brasil e no mundo.

Sorocaba será sede de um dos mais importantes encontros sobre córnea, catarata e cirurgia refrativa. O Sinbos 2017 - Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) acontece nos próximos dias 26 a 28 de outubro, reunindo consagrados especialistas da área, vindos de diferentes estados brasileiros e países do mundo. A expectativa de público é de 400 pessoas, por dia.

O evento, que abre com um pré-simpósio de 22 a 25 de outubro, também marca a inauguração do novo e moderno prédio do BOS, localizado em frente ao atual, na Rua Nabeck Shiroma, onde passam a funcionar as instalações do Centro de Estudos “Pascoal Martinez Munhoz” e do auditório “Sérgio Gabriel”. Em breve, também no prédio novo, será inaugurada uma Clínica Popular do BOS, com nível de excelência de primeiro mundo à disposição de todos.

Ainda há vagas para alguns cursos práticos e palestras do simpósio. As inscrições devem ser realizadas até dia 28, pelo e-mail: sinbos@bos.org.br ou telefone: (15) 3212-7077. A programação completa pode ser acessada em: www.bos.org.br/sinbos .

O Sinbos 2017 é uma realização do BOS, com patrocínio das empresas Adapt, Alcon Novartis, Johnson&Johnson Vision, Bayer e Mediphacos.

Interessados em pacotes de viagem promocionais para o evento podem entrar em contato com a agência de turismo oficial Mello Faro, pelo telefone: (11) 3155-4040 ou e-mail: araci@mellofaro.com.br .

Wet labs e simpósio satélite

O pré-simpósio do BOS tem início no domingo, dia 22, às 8h e segue até quarta, dia 25, às 20h, englobando 12 cursos, ou wet labs, especialmente desenvolvidos para o treinamento prático dos participantes, sob a supervisão de profissionais capacitados.

Os temas a serem estudados são: DMEK, PDEK, DSEK, DSAEK, DALK, FALK, FEMTO-TX, Novos Anéis Corneanos e Lentes Fácicas.

Ao final de cada módulo, haverá cirurgias ao vivo, utilizando as técnicas aprendidas. Participam dos wet labs médicos brasileiros e de outros países, como Peru e Colômbia.

Paralelamente a essas atividades, durante os intervalos, acontece um simpósio satélite, com a presença de 15 laboratórios expositores, que demonstrarão novos equipamentos e técnicas em miniaulas e cirurgias em tempo real.

Sinbos 2017

Na sequência, o Simpósio Internacional do BOS começa na quinta, dia 26, às 8h e se estende até sábado, dia 28, às 13h30, com a participação de três palestrantes internacionais: Prof. Dr. Theo Seiler (Suíça), Prof. Dr. Doyle Stulting (EUA) e Prof. Dr. Luis Izquierdo Villavicencio (Peru), além do presidente de honra, o brasileiro Prof. Dr. Milton Ruiz Alves, que comandará a cerimônia de abertura do evento, às 10h30, acompanhado do presidente do BOS, Pascoal Martinez Munhoz. Além desses, ainda participam do encontro em torno de 80 experientes palestrantes e instrutores nacionais.

Prof. Dr. Theo Seiler é um dos palestrantes mais aguardados, sendo ele o criador da técnica chamada de Cross-link, desenvolvida para estabilizar córneas que estão em progressão de doenças, com especial aplicação para o Ceratocone (córnea bicuda e torta, em forma de cone). “O palestrante irá atualizar os presentes sobre os usos da técnica, além de apresentar novos procedimentos que podem ser realizados”, adianta Dr. Nicolas Cesário Pereira, chefe do Setor de Córnea e Doenças Externas do BOS, responsável pela organização do Sinbos 2017 ao lado da Dra. Adriana dos Santos Forseto, que é coordenadora de ensino do Centro de Estudos do BOS e chefe do Setor de Cirurgia Refrativa.

Microscópio com OCT

Outra evolução a ser apresentada no Sinbos 2017 é o microscópio equipado com OCT (Tomógrafo de Coerência Óptica), o primeiro da fabricante alemã High Streit existente no país. As cirurgias realizadas ao vivo, durante o encontro, utilizarão o novo equipamento.

Funcionando como uma espécie de guia computadorizado, o microscópio com OCT confere ainda mais precisão ao procedimento cirúrgico, tais como: transplante de córnea e retina e outras cirurgias do segmento anterior, como o glaucoma.

Curso de avaliação IQG

Na quinta e na sexta-feira, dias 27 e 28, das 8h às 18h, como parte da programação do BOS, será promovido um curso de capacitação para a formação de avaliadores de serviços de saúde segundo a metodologia da ONA (Organização Nacional de Acreditação), em parceria com a organização acreditadora Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

Aplicativo do BOS

Compatível com os sistemas iOS e Android, o Aplicativo do BOS já está disponível para os interessados via dispositivos móveis, permitindo o agendamento de consultas e exames nas especialidades de oftalmologia e otorrinolaringologia.
A função principal do aplicativo é reduzir, em até seis meses, o tempo de espera dos pacientes para agendar uma consulta ou exames pelo SUS (Sistema Único de Saúde), além do acompanhamento da fila de espera para os que têm indicação ao transplante de córnea ou retina.

No simpósio, as atualizações a serem apresentadas são as abas Clínica Popular e Acesso exclusivo para médicos, que, em breve, permitirão que o atendimento dos pacientes também seja realizado de forma particular, a preços reduzidos, diminuindo ainda mais o tempo de espera para consultas e exames. Na área Clínica Popular, os pacientes poderão agendar esses serviços para atendimento no novo prédio do BOS e, na área Acesso exclusivo para médicos, estes profissionais poderão se cadastrar na Rede BOS, que permitirá que as consultas sejam feitas no estado de residência do médico e do paciente, dispensando o deslocamento até o BOS e poupando ainda mais tempo e recursos financeiros.

Calçada e Parede da Fama

Ainda no dia 27 (sexta), às 18h45, serão lançadas a Calçada e a Parede da Fama do BOS, que homenageiam patronos de turmas formadas pelo BOS, personalidades, presidentes de congressos e palestrantes internacionais nas áreas da oftalmologia e otorrinolaringologia.

Semelhante à calçada de Hollywood, as placas com as estrelas e os nomes dos homenageados ficarão expostas na via em frente ao prédio do BOS, para que toda a população possa conhecer. Os primeiros, de uma lista de mais de 40, a receber uma estrela com seu nome serão: os patronos de Oftalmologia Dr. Walton Nose, Prof. Dr. Milton Ruiz Alves (presidente de honra do Sinbos 2017), Pascoal Martinez Munhoz (presidente do BOS), Dr. Marcio Perez Dias, Dr. Ana Luisa Hofling e Dr. Claudio Lotemberg, além dos palestrantes internacionais Prof. Dr. Theo Seiler, Prof. Dr. Luis Izquierdo Villavicencio e Prof. Dr. Doyle Stulting.

Por sua vez, a parede da fama ficará exposta no Centro de Estudos “Pascoal Martinez Munhoz”, no prédio novo do BOS. Quem inaugura a parede com um molde de suas mãos em um painel interativo será o criador da técnica Cross-link, Prof. Dr. Theo Seiler.

A sessão solene de lançamento da Calçada e da Parede da Fama será conduzida pelo superintendente do BOS, Edil Vidal, ao lado da Dra. Adriana dos Santos Forseto.

“O Sinbos é um importante evento da área de córnea, catarata e refrativa, trazendo atualização e, além do que está acontecendo nesse setor no mundo todo, também as novidades e tudo o que tem sido feito de mais moderno e atual no segmento”, frisa Dr. Nicolas. “Tudo isso com a vantagem de ser um congresso compacto, ainda que abranja todos os temas de relevância dessas áreas, que permite ao médico assistir a tudo o que deseja em uma única sala, atualizando-se e participando das discussões de forma bem dinâmica”, conclui.