Outubro Rosa: Ápice promove ações de conscientização ao combate do câncer de mama
 

• Mês dedicado à prevenção da doença terá palestra, dia da beleza e desconto em vacinas contra o HPV.

O mês de outubro é mundialmente dedicado à prevenção do câncer de mama. A cor rosa simboliza a luta contra a doença e estimula a participação da população em favor de ações direcionadas à conscientização pelo diagnóstico precoce e o tratamento pela cura. Pensando nisso, a Ápice Medicina Integrada, de Sorocaba (SP), promoverá, durante o mês de outubro, atividades de orientação e prevenção.

No dia 26/10, às 19h30, acontece no auditório da clínica Ápice (subsolo), uma palestra com a ginecologista e mastologista, Dra. Alice Francisco e com a cirurgiã plástica, Dra. Roberta Barros. A entrada é gratuita e aberta ao público.

De acordo com Dra. Alice, o objetivo é ressaltar a importância da prevenção do câncer de mama. “Uma das causas dos altos índices de mortalidade da doença é a sua descoberta tardia, por isto é tão importante fazer os exames de rotina e a avaliação clínica, que são capazes de detectar o problema ainda nos estágios iniciais. Quanto antes for realizado o diagnóstico, maiores são as chances de recuperação”, explica a mastologista.

Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, o câncer de mama é o tipo mais comum e que mais mata mulheres em todo o mundo. É o segundo tumor maligno mais incidente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele. “A doença não apresenta sintomas em sua fase inicial, o que a torna tão difícil de ser detectada precocemente”, adverte Dra. Alice.

Na mesma ocasião, Dra. Roberta Barros, cirurgiã plástica da Ápice Medicina Integrada, abordará informações sobre a reconstrução mamária pós-câncer, além de tirar dúvidas sobre o tema. “A mulher tem um impacto emocional um pouco menor quando a cirurgia plástica é feita junto da mastectomia”, relata.

Também no dia 26/10, das 10h às 17h, no auditório da Ápice, acontece o Dia da Beleza, com a presença de uma consultora de automaquiagem. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: contato@apice.med.br. As vagas são limitadas a grupos de cinco a dez pessoas, por vez.

Vacinação

Para alertar sobre a importância do cuidado com a saúde da mulher, a clínica Dr. Vacina, localizada no 3º da Ápice, oferece, durante todo o mês de outubro, a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) com desconto especial. As três doses saem de R$ 1.200 por R$ 990 e o valor pode ser dividido em até 6 vezes sem juros, no cartão de crédito.

A vacina protege contra dois subtipos de HPV, doença responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero e a terceira causa de morte de mulheres no Brasil. A imunização ocorre a partir dos 9 anos.

A Ápice Medicina Integrada fica na Rua Eulália Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202, pelo site: apice.med.br ou pelo Facebook: facebook.com/apicemedicinasorocaba.